Sociedade

A)Cultura Popular


Foto do Barzinho: O bar "Vai se quiser", está no mercado há sete anos, e o seu público alvo é para quem gosta de samba de raiz.

O bar tem um bloco de carnaval, que sai sempre um sábado antes do carnaval, chama VAI SE QUISER com o mesmo nome do bar.
Essa é a uma maneira dos moradores do bairro de expressarem sua capacidade de criar e recriar, seu modo de vida suas raízes, e já vem sendo passado ano á ano;, Podendo assim ,ser ser Classificado como Cultura popular.






Grafite Na Rua Augusta.


Andando pela Rua Augusta podemos ver algumas paredes, portas de lojas ou muros com grafite. Atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída em artes visuais, mais especificamente, arte urbana (em que se aproveitam os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade). Desde o Império Romano, considera-se grafite uma inscrição ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte. Algo que vem se passando de geração para geração, mostrando as raízes do povo, é uma forma de expressão popular.

B)CulturaErudita:



Teatro da Augusta: que foi fundada em 1973 em outubro.


Quando falamos em teatro, temos duas segmentações o popular e o Erudito, neste caso o Teatro Augusta vem como forma de Cultura Erudita (erudito significa que tem instrução vasta e variada adquirida, sobretudo pela leitura). *O teatro oferece espaço a salas de espetáculos, arte, jardim aquático de inverno, galeria de arte. Recebeu o premio APCA de espaço cênico. Ele foi fundado em outubro de 1973 e denominado 'Auditório Augusta', a cena teatral brasileira abria suas portas para um espaço que tinha como vocação inovar, resistir culturalmente e fazer um teatro de alta qualidade, Depois de passar por várias reformas, hoje recebe o nome de Teatro Augusta.
Podemos concluir assim que devido a sua infra- estrutura de alto nível e sua história marcante no cenário brasileiro, enquadra-se como Cultura Erudita.


SESC consolação teatro Anchieta: Data de inauguração: 14/11/1967

*Instalações. - teatro Anchieta; - área de convivência e saguão de exposições; espaço de leitura; CEM - centro experimental de música: 1 estúdio de gravação, 1 sala de áudio e música eletrônica, 5 estúdios individuais e 1 mini-auditório de 50 lugares;- CPT - centro de pesquisa teatral: salas de cenografia, ensaios, vídeo, figurinos;- 4 consultórios odontológicos.
Assim como no Teatro Augusta temos também o Teatro Anchieta como forma de cultura Erudita. Hoje vemos que o teatro no Brasil não é uma prática comum, mas é visto por pessoas com um nível maior de instrução, já que tem um custo mais elevado e propõe ao telespectador certo entendimento da peça apresentada. Não que isso seja algo normal para a sociedade, mas infelizmente é comum.


C)Formas de sociabilidade

Frei Caneca: o shopping que foi inaugurado em Maio de 2001,

É um complexo que possui nove salas de cinema com projeção digital, dois teatros, uma escola para formação de atores, e um centro de convenção de eventos. Um local onde as pessoas do bairro se encontram, reúnem a família, passeiam pessoas com os mesmo interesses são encontradas facilmente quando vemos as lojas onde compram estilos de roupas e etc.Além da praça de alimentação local de convívio social.





Foto da Igreja: Igreja Consolação localizada na Rua Consolação que foi fundada em 1799 e reformada em 1840.

O seu público alvo são os religiosos (católicos). As pessoas do bairro que se encontram neste grupo, se reúnem para as missas, conversam sobre os mesmos assuntos, podendo assim utilizar a igreja como uma forma de reunião social religiosa.


D) Problemas sociais

PICHAÇÃO na Rua Amaral Gurgel da vista do Viaduto. Pres. Artur da costa E. Silva

É comum ao andar pelo bairro vemos fachadas de prédios, casas e os muros pichados, isso se torna um problema já que utiliza os patrimônios de outras pessoas, Além disso, essa frase demonstra uma falta de alteridade.


Moradores de rua, na Praça ao lado da Igreja Nossa Senhora da Consolação.

Ao longo da extensão de Rua Consolação e ao redor da igreja vemos com freqüência pessoas, que não possuem o problema moradia ficando em ruas, praças e debaixo de viadutos, essas pessoas muitas vezes já passaram ou passam por outros tipos de problemas sociais, como álcool, drogas, violência e etc. Além do que ficam a mercê de doenças e, muitas vezes, passam fome e frio.
Alguns desses ainda praticam algum tipo de infração deixando os moradores do bairro temerosos em relação a eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário